• Yubertson Miranda

4 de Copas: passividade ou receptividade?


Quando olhamos esse desenho do Arcano Menor Quatro de Copas, logo pensamos:

– Esse camaradinha está fechado (braços e pernas cruzadas) às oportunidades da vida (a taça lhe sendo apresentada pela mão do destino).

Porém, é a prática que nos ensina. É a vivência de nossos clientes que nos inspira. São os feedbacks de meus alunos e clientes que me proporcionam um aprendizado mais profundo das cartas do Tarot.

Há alguns anos, eu conversava com uma cliente-amiga daqui de BH. Ela estava com o 4 de Copas na Casa 11 do Mandala. Vou chamá-la de F. Eu lhe perguntei:

– Você está muito passiva ou acomodada no que diz respeito a ir atrás dos projetos que tem para o futuro?*

*Esses ideais futuros é a cara da Casa 11.

Ela respondeu que não. E me disse que tinha um projeto futuro em mente e, para isso, enviara seu curriculum para um tanto de empresas. E recentemente havia passado por vários testes, dinâmicas de grupo e entrevistas. E agora estava… AGUARDANDO as respostas. Já tinha feito tudo que podia no momento. Só restava esperar.

Eis o 4 de Copas. É a espera de uma oportunidade. A pessoa se concentra (4) no estado de espírito receptivo (copas) a algo que lhe dará segurança emocional e satisfação (4 de Copas).

Então, aquela postura fechada do mocinho da Carta não veio DEPOIS que lhe foi apresentada uma nova oportunidade… não… essa postura fechada que foi o FUNDAMENTAL para ele atrair tal oportunidade. Essa postura fechada está mostrando que ele se preparou (4) internamente, emocionalmente (4), para a chega de uma oportunidade.


Ele está em postura meditava, tal qual a moça dessa imagem acima. Está criando o estado de espírito compatível com aquilo que ele quer. Em vez de se lançar afoitamente por meio de ações externadas e atabalhoadas no mundo exterior, ele se volta para si e busca criar as condições internas que lhe trarão as experiências tão sonhadas.

Quando surgirem, tal como a mão do destino no Arcano, aí sim dependerá dele permanecer neste foco mais internalizado ou aproveitar as oportunidades que lhe chegam…

Beijãozão nocês… Yub

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo