• Yubertson Miranda

A Alma Imoral: MUDAR (Urano) ou PRESERVAR (Saturno)???


Em 1993, eu, não suportando mais a profissão escolhida, rebelei-me. Já tinha percorrido metade do curso de Ciências Contábeis. E trabalhava há 3 anos no escritório de contabilidade de meu pai. Só que desde 1992, eu me encontrava no limite. Sentia-me aprisionado, como num cômodo estreito. A sensação de peso, repleta de insatisfação, tornava-se intensa. Até que não suportei mais preservar aquela situação.

Lembro-me como se fosse hoje do dia, ou melhor, da noite em que chamei meus pais para conversar em meu quarto. Olhei para os olhos de meu pai, depois para os de minha mae e disse: “Não aguento mais. Quero ser feliz. Vou abandonar a contabilidade e fazer Filosofia ou Psicologia.”

Naquele instante, percebi que frustrava a expectativa de meus pais. Por mais que minhas duas irmãs mais velhas, já formadas em Ciências Contábeis, trabalhassem no escritório de nosso pai, havia aquela expectativa do único filho homem herdar aquela estrutura construída. Ainda mais que outros tios meus também tinham escritório de contabilidade e seus filhos se preparavam para manter essa tradição.

Essa mesma família e esses mesmos tios/primos tentaram me dissuadir dessa direção. Enfrentei muitos conflitos familiares e sociais. Mas nada se comparou com os conflitos internos daqueles anos de transgressão. Só que eu não conseguia mais calar os impulsos transgressores de minha alma, da alma imoral – que é uma parte de nossa natureza. E a faceta do animal moral (“corpo”) sentia-se perdida, confusa e desorientada diante da mudança decidida e desencadeada.

Esses conflitos entre mudar ou preservar é uma constante em nossa vida. Porém, em determinadas fases, eles são mais presentes. Como a que vivemos atualmente, representada pela oposição entre Saturno e Urano. Saturno em Virgem em oposição a Urano em Peixes.

Portanto, o incômodo está presente. Largar o cômodo, o aparentemente seguro, gera ansiedade. Interna e externamente, nos defrontamos com essas incertezas que o novo nos apresenta.

Você consegue identificar em qual área de sua vida esse conflito entre preservar e mudar está mais escancarado?

Quais as resistências – internas e externas – você tem encontrado para se libertar de certas normas, tradições e falsas/aparentes seguranças?

De que forma vc tem se rebelado frente ao que (ou quem) tem lhe aprisionado e sufocado?

Como poderá transgredir certos limites, convenções e heranças (familiares, sociais, profissionais, culturais) para mudar e sentir-se responsavelmente livre?

De que modo pode se dedicar, com disciplina e inovação, a agir com mais originalidade e competência nas mudanças que pretende empreender para construir uma estrutura mais satisfatória em sua vida?

Chegou o momento de transgredir, na prática, antigos paradigmas. É uma época propícia para construir um novo nível de segurança, baseado em valores progressistas.

Para quem quer compreender a dinâmica e os significados desta fase que todos nós vivemos – a nível individual e coletivo -, simbolizada pela oposição entre Saturno e Urano, recomendo o livro A Alma Imoral, de Nilton Bonder.

Eu e a Cris ganhamos esse precioso livro de nossa querida e sábia amiga de “alma” rsrs Elô (Eloise Mello). É um livro INSPIRADOR!!!

Obs.: em 1993, eu vivia o transito de urano na casa 10, em conjunçao com meu jupiter natal na 10 e em quadratura com meu urano natal na 7.

Beijãozão nocês… Yub

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo