• Yubertson Miranda

A angústia de ser um pai Astrólogo e… Por que somos do jeito que somos?


Nesta segunda-feira, minha cadelinha Mel foi veículo para uma baita percepção. Eu vinha me dedicando à reflexão de um tema há anos. E creio que cheguei à clara compreensão do mesmo, graças ao que o Mapa Natal da Mel e o que vivemos nesse dia.

A Lua estava em Leão. E Mel tem Saturno em Leão (nasceu dia 05/02/2007). Portanto, o trânsito da Lua estava ativando o Saturno leonino dela.

O Signo de Leão tem seu domicílio zodiacal na Casa 5: a área da diversão. A área da brincadeira, do divertimento, da alegria de fazer o que se tem prazer. É o prazer de ser quem é, com naturalidade, com espontaneidade.

Saturno tende a indicar os tipos de situações, atividades e características que nos sentimos inferiores, incapazes, enfim, fracos, ruins, feridos.

Eu me perguntava como que tais feridas, ou melhor, que tal complexo de inferioridade se constrói em nossa personalidade. Como estou com uma filha recém nascida (pouco mais de um mês de vida), tenho me questionado o que posso fazer para minimizar esse peso saturnino na vida dela.

Quais estratégias educativas posso colocar em ação para que ela não se sinta tão inferiorizada, fraca e com a sensação de limitação e incapacidade nos assuntos relacionados ao seu Saturno?

Foi aí que uma experiência com a Mel na segunda-feira me trouxe luz. Compartilho agora com vocês.

Cachorro adora brincar. Porém, Mel tem uma necessidade maior ainda de obter satisfação (Saturno) por meio do brincar (Leão). Claro que nem sempre dá para brincar na hora que ela quer e do jeito que ela quer. Ainda mais agora, com a Sophia demandando muito de nosso tempo e atenção.

Mel, por ter Saturno em Leão, tem uma tendência (posicionamento astrológico) de se sentir frustrada (Saturno) por meio de uma atividade lúdica (Leão), ainda mais se alguma criança (Leão) estiver nessa parada.

Todo dia a Mel recebe no mínimo um NÃO, AGORA NÃO POSSO BRINCAR com você. Claro, como todo cachorro. Não tem um dono sequer que consiga tempo e tenha a disposição de brincar toda hora que o seu cão quer. Todos são frustrados por esse não. A Mel não é diferente.

Mas é aí que entra a inclinação, a disposição, as tendências comportamentais mostradas pelo Mapa Natal. Ou seja, para um cachorro que não tem Saturno em Leão, este NÃO à brincadeira não será tão doído. Já o que tem Saturno em Leão sofre mais com esse NÃO. Afinal, já tem uma predisposição a se sentir rejeitado, machucado, ferido (Saturno) em alguma atividade lúdica, divertida, criativa, artística, expressiva e que envolva crianças (Leão).

E nos trânsitos dos astros rápidos, tais como da Lua, de Mercúrio, de Marte, por exemplo, os quais são como gatilhos que vão trazer à tona aquele potencial e tendência do Mapa Astral (posicionamento astrológico), veremos a manifestação prática do que cada simbolismo da Carta Natal representa.

No dia de Lua em Leão – ativando por conjunção o Saturno em Leão de Mel -, esse NÃO ao brincar é percebido pela Mel como uma baita rejeição (Saturno) ao que quer se divertir e brincar (Leão).

Taí! Eureka! Temos uma predisposição a ver nos eventos da vida aquilo que temos a predisposição de enxergar, sentir e viver – segundo o que nosso MAPA NATAL mostra.

Lembro de quando era pequeno e fui com meus pais e irmãs visitar uma tia freira da minha mãe no convento em que morava (era minha tia-avó). Eu tenho Saturno em Gêmeos na Casa 3 em oposição a Mercúrio em Sagitário na Casa 9. Quando lembro de um episódio vivido ali, da dor (Saturno) que senti por ter falado (Mercúrio e Casa 3) algo para minha tia (Casa 9) freira (Sagitário) e recebido uma reprimenda do meu pai (Saturno), eu vejo claramente como são construídas nossas vulnerabilidades.

Qual pai que não coloca limites no filho e não diz, explicando com sobriedade, o que deve e o que não deve? Eu falei (Mercúrio e Casa 3) algo a mais, de forma exagerada e dogmática (Sagitário) naquele dia, baseado num jogo de palavras bem espertinho (Gêmeos). Eu merecia ser chamado a atenção. E isso ocorreria com qualquer criança.

Mas, como já carregava em mim a predisposição em temer (Saturno) não me comunicar (Mercúrio e Gêmeos/Casa 3) de forma eficiente, clara e produtiva (Saturno), essa reprimenda de meu pai (Saturno) deixou marcas. Digamos que foi lida de forma negativa, dolorosa, por minha disposição a encarar assim, justamente pelo fato de ter Saturno em Gêmeos na 3 em oposição a Mercúrio.

E assim vamos construindo nossas limitações, vamos colocando pesos sobre nós, vamos nos sentindo inferiores, fracos e incapazes nas questões associadas a nosso Saturno Natal. Diante de um simples fato, comum a todos, uma situação que é rotineira e que ocorre com qualquer um (e também em circunstâncias nem tão comuns assim), vamos lendo cada evento de acordo com as lentes de nosso MAPA NATAL.

Nossas predisposições emocionais, psicológicas, comportamentais, existenciais nos moldam. A vida é a vida. Nós é que a sentimos e a vivemos de acordo com essas predisposições. Enxergamos e atribuímos significados a tais experiências da vida de uma forma que reflete claramente o potencial que carregamos – bservados pelo nosso MAPA ASTRAL.

Tomar consciência dessas reações e predisposições é algo FENOMENAL. E estudar Astrologia me ajudou a me conscientizar sobre o que estava lendo e moldando de um modo negativo. Busquei viver outras polaridades e níveis de manifestação de cada posicionamento astrológico que me simboliza, que me descreve, que me representa. E isso faz toda a diferença para um outro patamar existencial.

Sou muito grato a Deus por conhecer Astrologia. Isso me permite identificar quando estou derrapando para certos padrões de comportamento que são expressões negativas e autodestrutivas de certos aspectos e posições de meu MAPA NATAL.

Assim, não adianta querer ser um pai perfeito e impecável. Mesmo se fosse capaz, isso não adiantaria nada. Porque o filho lerá as atitudes do pai do jeito que ele quiser, segundo as lentes das predisposições que carrega consigo – e vistos no MAPA dele.

Mas tendo consciência dessas predisposições, é possível ficar atento e fazer o seu melhor. E cabe ao filho/filha reagir como bem entende e se inclina. A vida, gradualmente, vai criando oportunidades para cada um ressignificar certas experiências, especialmente as mais dolorosas, saturninamente marcantes…

Beijãozão nocês… Yub

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

HORÓSCOPO do DIA 22-10-21: Touro Libra e a Beleza.

HORÓSCOPO do DIA 22-10-21: Touro Libra e a Beleza. . E a Lua Cheia continua em TOURO dentro da lunação de Libra. O tema estética, beleza, vaidade, ganha evidência. Afinal, ambos os signos são regidos

HORÓSCOPO do DIA 19-10-21

HORÓSCOPO do DIA 19-10-21 . A Lua segue crescendo e quase ficando cheia (fica amanhã) em Áries dentro da lunação de Libra (que vem acontecendo desde 06-10). Há uma certa urgência e impulso para tomar