• Yubertson Miranda

A Estrela: a Clareza!


Ontem saí com o Arcano 17: A Estrela, como Arcano do Dia. Veja no desenho que a figura central está com um pé na água e outro na terra. Ela consegue transitar (pés) tanto pelo reino do inconsciente (água) quanto pelo terreno/material (terra).

Esse Arcano tem sim como um dos seus atributos a capacidade de compreender as questões do dia-a-dia. E também as mais profundas. Ela é o agente que une os afluentes, o rio, ao mar. Isto é, representa a capacidade que temos de buscar uma maior integração com o Self (nosso Cristo Interno). 

E como quem acompanha os posts neste blog exclusivo de Tarot sabe, eu gosto muito de ver a manifestação literal do desenho apresentado pelo Arcano na vida prática, diária. Tanto é que quando O Carro aparece, algo a ver com o carro literalmente (veículo) tende a se manifestar. 

Veja esta imagem:


Quando a noite está clara, ela nos permite, portanto, ver o céu com mais clareza. A noite tende a simbolizar o inconsciente. O dia tende a representar o consciente. Lua = inconsciente. Sol = consciente.

Na carta A Estrela, parece que há uma mescla de dia e noite. A clareza nas questões do consciente e do inconsciente se reforçam como atributo desta carta. E no caso da imagem acima, uma estrela cadente rompe o céu noturno.

Existe o ritual de se fazer  um pedido quando uma estrela cadente é vista por nós. E as estrelas são consideradas guias para os navegantes. São como um norte, apresentando uma localização direcionadora para aqueles que se locomovem à noite.

A Estrela do Tarot tem também essa função: apresentar um caminho a seguir, uma rota a trilhar, graças à integração consciente-inconsciente. Compartilhei agorinha lá no blog original a experiência que tive ontem na terapia (um mergulho consciente ao inconsciente).

Veja aqui:

http://yub-universosimbolico.blogspot.com/2011/05/os-sonhos-e-as-varias-camadas-da-psique.html

Então, quando A Estrela surge em nosso jogo de Tarot, é um belo indicador do potencial de compreendermos questões práticas e do reino do inconsciente. E, com isso, adquirirmos mais clareza sobre o caminho a seguir…

Beijãozão nocês…

Yub

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2023 por Coisas Encantadoras. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon