• Yubertson Miranda

A parceria no TAROT: Arcano Maior com Arcano Menor


ADORO quando meus alunos do curso virtual de Tarot compartilham comigo suas dúvidas e reflexões. Eles, dessa forma, me fazem pensar melhor certos detalhes da prática tarológica.

Na semana passada, obtive um mesmo perfil de questionamentos. Este envolve a interação entre Arcano Maior e Arcano Menor.

Postarei aqui uma edição dessas prosas que tive com eles.

Eu jogo o par de Arcanos para QUALQUER MÉTODO!!! Seja para Arcano do Dia, Mandala, Templo de Afrodite, Pèladan, enfim, qualquer método. Por que jogo assim?

Aqui eu aproveito para transcrever alguns papos recentes com alunos. 

ALUNO Y:

agora algumas perguntas sobre a questão arcano maior x arcano menor:

– é estritamente necessário jogar a dupla em qualquer método de tiragem?

YUB: não, não é estritamente necessário jogar a dupla em qualquer método.

Há tarólogos EXCELENTES que apenas jogam com os ARCANOS MAIORES. Outros que misturam os maiores e menores num mesmo maço de baralho e tiram apenas UMA carta para cada Casa. Também dá certo.

Eu já experimentei todos. E, na minha experiência, é mais COMPLETA a leitura através do par maior-menor. Mas sinta-se à vontade de trabalhar com o que será mais apropriado para sua experiência. Não é obrigatório usar o par se vc não quiser. 😉

ALUNO Y:

mesmo na mandala, para todas as casas, devemos tirar arcano maior e menor? é que me parece fazer mais sentido jogar a dupla de arcanos num pelladan do que numa mandala; mas e você, como faz?

YUB: eu jogo o par em QUALQUER MÉTODO que utilizo.

ALUNO B:

Hora das Duvidas (se eu estiver avançando no conteudo vc me fala), apenas 2 :

1 – Os arcanos maiores não são bons ou ruins varia conforme a situação/casa/pergunta etc, certo? Mas e os arcanos menores então são alguns bons e outros ruins?

YUB: digamos que cada Arcano Maior tem seu lado positivo e negativo.

Ao mesmo tempo, B., cada Arcano Maior é mais apropriado para determinadas situações que outra.

Por exemplo: você vai tirar o Tarot para uma situação que demanda iniciativa, exposição e coragem – como uma procura e entrevista de emprego, ok?

E no jogo sai em destaque A SACERDOTISA. Ou seja, para essa situação que demanda iniciativa, coragem e exposição, você sai com um Arcano que representa uma postura passiva, reservada, retraída. A Sacerdotisa não é tão apropriada para tal circunstância.

Porém, se saiu A Sacerdotisa, é que vc precisará viver o que há de melhor (mais positivo) nela diante da procura e entrevista de emprego. Como?

Ao mostrar que vc tem muitos conhecimentos (Sacerdotisa) sobre o tipo de cargo para o qual procurará ocupar caso seja aprovado na entrevista. Mostrará também que você sabe guardar segredos (Sacerdotisa), que você desempenhará as funções de maneira discreta e constantemente voltado para aprender cada vez mais (Sacerdotisa) as tarefas que envolvem tal cargo. E que estará disponível a ensinar àqueles que lhe procurarem em busca de informações sobre essa função.

Os Arcanos Menores também entram nesse perfil de MAIS DESAFIANTES ou MENOS DESAFIANTES. Obviamente que um 10 de Copas (satisfação plena) é muito menos desafiante que um 8 de Espadas (bloqueios gerados por condicionamentos e hábitos que serão vencidos aos poucos, gradualmente).

Eu só não digo que um é mais positivo que o outro. Afinal, o aprendizado que o 8 de Espadas nos ensina (paciência e determinação para mudar de rumo e se libertar de certas opressões) é algo muito POSITIVO. Pode ser desafiante e até doloroso, mas nos proporciona um aprendizado muito positivo.

ALUNO B.:

Então se sai um Arcano menor ruim eu olharia para o lado mais negativo do Arcano maior?

E se sair um arcano menor bom eu olharia para o lado mais positivo do Arcano maior?

como funciona?

YUB: se eu fosse vc, eu NÃO olharia em termos de positivo ou de negativo. Imagina um consulente chegando até você. Ele tira o mandala contigo. E saí na Casa 2 (finanças) o par Sacerdotisa / 8 de Espadas.

Ele não quer ouvir de vc que é um momento NEGATIVO em termos financeiros, só porque o movimento financeiro (Casa 2) dele estará lento (Sacerdotisa) e repleto de obstáculos a serem superados gradualmente (8 de Espadas).

É FATO que o ritmo de conquista financeira (Casa 2) estará lento (Sacerdotisa e 8 de Espadas) e repleto de bloqueios por conta de hábitos e condicionamentos que a pessoa veio construindo (8 de Espadas) a respeito das finanças, do dinheiro (Casa 2). Não tem jeito de mudar isso.

Mas esse mesmo par da Casa 2 está indicando um tipo de aprendizado para o trimestre de validade do Mandala que tal consulente tirou com vc. Qual? O de estudar mais (Sacerdotisa) a respeito dos hábitos e crenças limitadores (8 de Espadas) que essa pessoa tem em relação ao dinheiro (Casa 2).

E, com isso, adquirir mais sabedoria (Sacerdotisa) no modo de lidar com o dinheiro (Casa 2), ao se desvencilhar gradualmente dessas amarras limitadoras (8 de Espadas) em termso financeiros (Casa 2).

Não é muito MELHOR, portanto, a gente ir além desse lance de positivo ou de negativo? E ver “isentamente” os atributos de cada Arcano – seja MAIOR ou MENOR -, de modo a vivermos o que estes representam em termos de aprendizado e crescimento???

Beijãozão nocês…

Yub

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2023 por Coisas Encantadoras. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon