• Yubertson Miranda

A quadratura Urano-Plutão e o conflito entre o impulso para o novo e o medo do novo.

Na semana que vem teremos a Lua Cheia (com eclipse na área!). Tendo em vista que a quadratura entre Urano em Áries e Plutão em Capricórnio está ativada nesta Lunação, o que ela representa poderá tomar grandes proporções (Lua Cheia).

O que tenho percebido nesses dias de Abril é o quanto o conflito entre o novo e o medo desse mesmo novo está muito forte. Por um lado, o ímpeto é de buscar novidades, novos projetos, mais estímulos e uma completa renovação na vida. Eis Urano em Áries soprando as trombetas desse novo ânimo.

Por outro lado, um medo e tanto de se desapegar de certas seguranças, a fim de buscar metas ambiciosas que realmente são nossa paixão. Como encarar a perda (Plutão) do que nos dá estabilidade (Capricórnio) mas também nos reprime (Capricórnio), de modo a entrar de corpo e alma (Plutão) na realização do que ambicionamos trabalhar e conquistar (Capricórnio)?

Tenho lido um livro chamado O LIVRO DO PUER (editora paulus). É de um autor junguiano: James Hillman. Ele fala do conflito entre o arquétipo do Puer e do Senex. Basicamente, a diferença entre o novo (Puer) e o velho (Senex). Astrologicamente, entre Áries (Puer) e Capricórnio (Senex) – signos ativados nesta lunação e nesta quadratura que vem nos cutucando desde 2010 e durará até 2015.

O que na sua vida você está com vontade absurda, quase com um ímpeto impulsivo, de chutar o balde e mandar à merda determinadas situações, pessoas, ambientes e atividades? E chocar ao tomar uma decisão revolucionária para ter a qualquer custo mais prazer, liberdade, independência e autonomia?

Há ao mesmo tempo um conflito com outro lado seu. Este está com muito medo de dar esse salto no desconhecido. Ele, como um velho rabugento, sussurra aos seus ouvidos:


– Não faça isso. Não tome essa decisão maluca. Isso é insanidade. Mantenha o seguro, o conhecido. Não ouse. Calma, calma.

O problema dessa fala (do senex/capricórnio) é que ela pode ser uma armadilha. A da calma forçada, acomodada. Fruto do medo de mudar e da necessidade de sentir segurança a qualquer custo.

Porém, a fala impetuosa do puer/áries de querer revolucionar também é delicada. Porque pode ser uma decisão imprudente de chocar e revolucionar APENAS PARA FICAR LIVRE DOS PROBLEMAS e sentir a FALSA LIBERDADE de fazer o que quer, na hora que quer.

Em outras palavras, o risco de chutar o balde por imaturidade de encarar a realidade e planejar a mudança/transformação para seguir gradualmente – mas com dinamismo – no rumo das suas ambições apaixonantes é grande.

Áries e Capricórnio, Puer e Senex, precisam se dar as mãos.

E como isso pode ser feito?

Com coragem e planejamento. Com ousadia e pés no chão. Com iniciativa e maturidade. Com equilíbrio no tempo dedicado aos novos projetos e ao cumprimento das responsabilidades que nos dão segurança. Enfim, é a sabedoria da transição.

Não se joga tudo por terra irresponsavelmente. Isso não é coragem; é impulsividade.

Sabe quando a pessoa está num emprego insatisfatório sem nenhuma outra perspectiva de trabalho à sua frente? E em vez de simplesmente pedir demissão por não suportar mais tudo o que vive ali, ela vai se disciplinando a dedicar um tempo do seu dia ao seu hobby, ao novo projeto profissional que tem em mente?

É isso que precisamos fazer. Não cuspir no que nos dá segurança no momento. E enxergar as limitações, especialmente do tempo, como pontes que nos levarão à revolução, à outra margem. Ou seja, ir tomando decisões que te aproximem do estilo de vida mais livre e estimulante que almeja. Ao saber administrar o tempo para os novos projetos (criando-os, desenvolvendo-os) e aos tradicionais meios de segurança (para ir se desapegando deles, se desprendendo gradualmente dessa estabilidade limitante).

O novo pode ser criado de uma forma ímpar em nossa vida se tivermos a coragem de ir – dinâmica e pacientemente – fazendo essa transição de desapego do velho por darmos passos ousados (Áries) e também práticos (Capricórnio) no rumo da revolução (Urano) transformadora (Plutão).

Beijãozão nocês…

Yub

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2023 por Coisas Encantadoras. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon