• Yubertson Miranda

A Single Man (Direito de Amar) e a consciência da morte!


No dia 31/12/2010, com o tempinho chuvoso que predomina em BH por esses dias de final e de início de ano, nada melhor do que assistir filmes debaixo do edredon com a Cris. Assistimos dois dramas SENSACIONAIS nesse dia. Um deles, EM BUSCA DE UMA NOVA CHANCE, minha Namolada já escreveu a respeito:

http://www.jornadapsicologica.blogspot.com/

O outro filme que vimos, A SINGLE MAN (Direito de Amar), foi esplendoroso. Toda história de amor, pra mim, é igual. Independente do casal ser heterossexual ou homossexual. Mas a estória homossexual desse filme foi a mais bela que já assisti. E isso se deve, principalmente, à personalidade do personagem principal, George Falconer (Colin Firth).

Infelizmente, não posso falar nada dele, nem muito do filme. Porque o final dele é perfeito, irônico, primoroso. E a transformação pela qual o personagem passa em função de uma decisão que ele toma revela nuances extremamente significativas.

Porém, preciso advertir. O filme é um drama. E o tema predominante: morte, luto, lidar com a perda. Principalmente o quanto a consciência da morte é transformadora em nossa vida. Se a vivemos diariamente, cada dia de nossa existência ganha um colorido muito mais intenso e significativo.

Taí, ter consciência da morte é isso: nos incita a dar significado em cada evento do dia-a-dia. Torna nossas pequenas tarefas dotadas de propósito. E faz a vida valer a pena. É a morte que faz a vida ter sentido.

Por meio da consciência da morte, nós nos tornamos vivos. Enquanto não a desenvolvemos, nós somos zumbis, somos seres mecânicos; reagimos de forma muito habitual e condicionada aos eventos existenciais.

Sei que é um tema denso. Mas, fazer o quê? Podem se preparar para ler bastante desses textos aqui no blog durante este ano de 2011. Além de eu ter a Lua em Escorpião e o Sol em Quadratura com Plutão, no dia de meu Aniversário, dia 30/12/2010, minha revolução solar foi marcada pela Lua transitando pelo signo da morte: escorpião. E Plutão – símbolo da morte – está transitando em conjunção ao meu Sol. 

Estava com saudade de escrever nos meus blogs. Hoje retomo essa deliciosa atividade. Então, um belo ano de transformações para todos nós!

Beijãozão nocês e um MAGNÍFICO 2011…

Yub

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

HORÓSCOPO do DIA 02-12-21 / Dia de Detox

HORÓSCOPO do DIA 02-12-21 / Dia de Detox . E essa intensa, catártica e surtada lunação escorpiana uraniana que teve eclipse lunar vai chegando ao fim com a Lua minguando no próprio signo. E como essa