• Yubertson Miranda

A Torre: por que essa carta simboliza situações bizarras e chocantes??


Confesso que eu assustei. Eu fiquei chocado. Quando fiz um dos cursos da minha Querida professora e amiga Luciene Ferreira, tomei um choque quando ouvi que A Torre na Casa 5 ou 6 do Templo de Afrodite (referentes ao sexo de um casal) simboliza taras inusitadas, tal como transar dentro do armário ou mesmo com animais.

Ela disse que a Torre simboliza experiências sexuais fora do comum. Algo bizarro ou simplesmente fora dos padrões convencionais.

Capricorniano como sou, precisava ver isso na prática com meus clientes. Quando saía a Torre numa dessas Casas, eu perguntava se o consulente e a pessoa parceira tinham experiências sexuais inconvencionais. Se havia por parte dele ou da pessoa parceira fantasias bem bizarras em termos de sexo.

Foi aí que comecei a comprovar a veracidade desse dado trazido pela Luciene.. nunca tinha pensado nem ouvido falar dessa vivência dA Torre. A partir de então, comecei a querer compreender o porquê dessas manifestações práticas quando A Torre saía. E ficou muito claro…

A Torre é aquela experiência chocante que vem minar qualquer defesa, resistência ou postura defensiva de nossa parte. Vem quebrar os muros da tradição, da convenção e das regras que nos oferecem segurança – mas nos aprisionam numa vidinha sem graça, falsamente protegida.

A vida é caos, por mais que lutemos contra. O império americano botava banca de ser inatingível e veio o ataque surpreendente às torres gêmeas. Não há exemplo mais literal do que este para a manifestação do significado dA Torre.

Analisando mais profundamente, A Torre é muito o fenômeno da compensação, tal exemplificado pelos casos que Jung relata em seus livros. Ou seja, de tanto travar e reprimir, chega um ponto que não dá mais e desbunda. A pessoa radicaliza e vai viver o outro extremo, o outro pólo da contenção, da reserva, do medo, da resistência e da aparente sólida segurança em que se acomodava…

A Torre vem quebrar os muros de nossas defesas, de nossas intenções de nos proteger da dor, do sofrimento, da perda, enfim, de um lado da vida.

E o bizarro, o chocante, o susto, o impactante tem essa função. Tem o objetivo de nos lançar no desconhecido e numa existência muito mais intensa, prazerosa, satisfatória e profunda. É para mergulharmos de cabeça numa experiência, rompendo as nossas defesas ao que é.

Não por acaso, a Torre funciona como uma libertação de algo que estava nos oprimindo. Quando sai como Arcano do Dia, temos uma ótima oportunidade para finalizar uma pendência chata – que nos oprimia.

Beijãozão nocês… Yub

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo