• Yubertson Miranda

A vida é conflito. E a novela "Avenida Brasil"


Há anos eu não assisto novela. Até tento na primeira semana, quando nas propagandas algo na nova novela que estreiará me seduz. Mas encho o saco rapidinho. Porque não tenho paciência para a enrolação que é a maioria das novelas. Os autores enrolam. Demoram 255 capítulos para revelar um segredo, resolver um conflito, solucionar alguma pendência.

Porém, estou absurdamente viciado em Avenida Brasil. Assisti o primeiro dia e ali mesmo já fui fisgado. Cada episódo é mais fascinante, é mais viciante. Por quê?


Porque João Emanuel Carneiro é um roteirista que veio de cinema. Sabe que são os conflitos que fazem a vida girar. Incomoda, desafia, exige de nós solução. É nessa fricção da dúvida, da angústia de um conflito que a gente busca soluções criativas, cresce, desenvolve, amadurece, evolui.

E é o que o autor de Avenida Brasil faz. Sei um pouquinho como é difícil criar uma estória que a cada dia nos joga numa sinuca de bico. E temos de sair dela no próximo capítulo. Já escrevi alguns contos já publicados, tenho um blog de contos de suspense http://www.yub-contosdesuspense.blogspot.com.br/ e estou escrevendo meu primeiro romance policial.

É muito exigente – em termos criativos e intelectuais – sair desses xeques quase mates que colocamos (ou somos colocados rsrs) os personagens. Imagina uma novela, com aquela renca de personagens.

Lembro-me de O Clone – a novela que mais me viciou. Assisti no horário nobre e depois no Vale a pena ver de novo (eu assistia os episódios pela internet). Eu ficava impressionado com o fato de CADA PERSONAGEM (desde os protagonistas até os periféricos) ter um conflito bem claro, bem evidente.

Tudo isso me mostra o quanto a vida é conflito. E quanto mais conflito (com dúvidas sobre desejos, aspirações, relações, ambições, etc), mais desafiante, estimulante e rica é uma vida. Todos nós vivemos esses conflitos. Mas a maioria de nós evita, foge, não quer ver. Porque não queremos assumir a angústia que vem junto com o conflito.

Você pode comprovar ao notar o quanto ficamos angustiados com os conflitos e dilemas que os personagens da novela passam. Sentimos na pele e na alma o que eles passam. E o quanto a vida deles se torna uma mar de emoções, rica em POSSIBILIDADES de crescimento. Uma verdadeira saga. Do jeito que a vida de cada um de nós merece ser. Se… a vida imita a arte. E a arte imita a vida…

Beijãozão nocês… Yub

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

HORÓSCOPO do DIA 22-04-21 / Conversas e Estudos em Destaque

. A Lua está ainda no finzinho de Leão (até10:08h) e saindo de uma oposição com Júpiter em Aquário (até 6:42h). Alguns excessos logo cedo, seja de preguiça, de sono, de fome ou de saber, de conhecimen

© 2023 por Coisas Encantadoras. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon
  • Black Instagram Icon