• Yubertson Miranda

Aprendendo a desenvolver o desapego através da meditação


Inaugurando essa época de Júpiter em Gêmeos (que começa hoje e durará até dia 26/06/2013), vou refletir (Júpiter) sobre os pensamentos (Gêmeos) e o processo mental (Gêmeos).

Hoje cedo, ao fazer minha caminhada e tentar manter-me consciente do agora, eu percebi um detalhe interessante. Os pensamentos que mais me distraem do presente são aqueles que, de alguma forma, me tocam emocionalmente.

Havia um cachorro morto na grama do canteiro central por onde todos caminham. E as tripas dele saíam pra fora. Ele foi atropelado e alguém o colocou ali ou ele mesmo se deitou no local para esperar a morte chegar. 

Aquilo me abalou emocionalmente. Aquela imagem e vários pensamentos sobre o cão não conseguiam simplesmente ser observados. Eu os alimentava constantemente. Porque minhas emoções estavam exaltadas.

Aí me lembrei de algo que já observara em minhas meditações sentadas. O que mais me dificultava a prestar atenção na respiração e estar presente eram os elogios ou alguma situação não resolvida que eu ficava remoendo e relembrando. Ou seja, os pensamentos que ganhavam força na minha mente eram os que vinham carregados de emoção. Os pensamentos que geram emoção ganham a nossa atenção.

E, claro, difícil fica estar presente no agora com essa força emocional que certos pensamentos geram e trazem consigo.

Na época, percebi que poderia trabalhar o desapego na vida como um todo se eu mesmo me desapegasse dos pensamentos sobre certos elogios ou críticas que recebera. Os elogios são os mais difíceis. Porque nosso ego se liga a eles como um ímã. Não quer largá-los nem a pau. Não está a fim de deixá-los escorrer por suas mãos tal como os grãos de areia da imagem que inicia este post.

Mas vale a pena o exercício de deixá-los seguir seu caminho e não se identificar com tais pensamentos emotivos.

E uma das melhores dicas que recebi lendo esses livros sobre estar presente, conscientemente presente, foi a seguinte:

– Esteja atento a qual pensamento irá surgir na sua mente. Aguarde-o carinhosamente. Esteja receptivo a verificar qual pensamento chegará.

É uma pegadinha meditativa bem bacana. Porque quando a gente fica na espreita de qual pensamento surgirá na nossa mente, não chega nenhum… rsrs

Beijãozão nocês… Yub

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo