• Yubertson Miranda

As estruturas ruindo e o medo de mudar (Saturno-Plutão)


Ontem à noite, enquanto aquecia para andar/correr na esteira, me deu vontade de ver alguns livros da estante. E meu olhar se deparou com os livros que a Cris tem da Elizabeth Kübler-Ross. Mais particularmente, o “Sobre a Morte e o Morrer.” 

Comecei a folheá-lo. Lembrei da época em que li “A Roda da Vida” e fiquei impactado. Então, me deu vontade de ler Sobre a morte e o morrer

Hoje pela manhã, quando abri o twitter, fui ver o que o pessoal da Astrologia estava dizendo. Gosto de ler meus colegas interpretando os trânsitos de cada dia, tais como os da Lua. Porém, um em específico me chamou a atenção. Nesta manhã de Sábado, a Quadratura entre Saturno (transitando por Libra) e Plutão (transitando por Capricórnio) se tornou EXATA. 

Quando um Aspecto se torna exato, fica mais forte o sentimento e a percepção dos desafios e dos aprendizados representados por tal simbolismo. Saturno e Plutão são símbolos de poder. Indicam a importância de concretizarmos (Saturno) nosso poder pessoal (Plutão) ao seguir a vontade da alma (Plutão) através de ações planejadas, organizadas, lúcidas e efetivas (Saturno). 

Porém, para isso, precisamos encarar os medos (Saturno) que temos da mudança (Plutão). E não são quaisquer mudanças. São significativas, profundas e intensas mudanças (Plutão) que precisam ser efetivamente realizadas na prática (Saturno) em nossa vida. 

Foi aí que o clique veio!!! Ontem à noite, então, quando me senti atraído para ler o livro da Kübler-Ross, o que fala sobre Morte e o Morrer, era porque esse tema tem tudo a ver com o clima que paira sobre cada um de nós e sobre todos nós. O clima simbolizado por Saturno-Plutão!

O medo da mudança tem conexão com o medo da morte. O medo da morte tem conexão com o medo de mudanças. A morte é uma baita mudança. Eis o momento de nós nos libertarmos (Plutão) de certos condicionamentos, estruturas e seguranças (Saturno) que não mais nos satisfazem (Plutão). Muito pelo contrário, que nos aprisionam, reprimem (Saturno). 

Cada um de nós tem Saturno transitando por uma Casa Astrológica de nosso Mapa Natal. E esse astro está recebendo a Quadratura de Plutão, o qual também transita por outra Casa de nossa Carta Natal. 

Fiquei sabendo que a “parceria” governo do Rio e traficantes parece estar ruindo… Saturno em Libra em Quadratura com Plutão em Capricórnio é a cara da necessidade do ruir (Plutão) de certas estruturas de poder (Capricórnio) que não estão vivendo uma efetiva (Saturno), madura e prática (Saturno) parceria justa (Libra). 

Do mesmo modo, em nossa vida individual, precisamos reavaliar aquelas estruturas sociais, profissionais e paternais que não mais nos servem, que não mais nos satisfazem. É chegado o momento de amadurecermos (Saturno) ao tomar decisões estratégicas (Libra) que nos levem a exercer um transformado poder pessoal (Plutão) no campo profissional e na nossa escalada rumo ao sucesso (Capricórnio). 

Daí a importância de sermos bem sinceros para não ficarmos culpando o outro (seja a pessoa parceira, o sócio, o amante, o pai, a mãe, o estado, o governo, a igreja) – LIBRA – como aquele que nos reprime, controla e inibe (Saturno) a mudar (Plutão). É hora de assumirmos a responsabilidade (Saturno) por nossas próprias autorrepressões (Saturno), em função de nossas dúvidas interiores (Libra).

Afinal, o risco de cairmos nessa tendência de culpar (Saturno) o outro (Libra) pela dificuldade de mudarmos (Plutão) para realizarmos o que profundamente (Plutão) queremos realizar (Capricórnio) é grante. E muitas pessoas podem estar insatisfeitas (Plutão) com o estado, com a sociedade, com o pai, enfim, com as estruturas de segurança, estabilidade e aparente amparo (Saturno) que existem em suas vidas.

Quais os medos (Saturno) de sermos mais independentes (Capricórnio) e realizadores/empreendedores (Capricórnio) demandam transformações (Plutão) em nossos relacionamentos e parcerias (Libra), após resolvermos nossos próprios conflitos e dúvidas (Libra)?

Aquelas relações, acordos e parcerias (Libra) que precisam ser reestruturadas (Saturno) podem estar sendo testadas e desafiadas com questões práticas, profissionais e de poder (Plutão em Capricórnio). Jogos de poder, de controle e de manipulação entre figuras de autoridade serão uma constante – individual e socialmente. 

É o momento de, autotransformados, buscar corajosamente dedicar-nos de forma impessoal a algo maior que nós mesmos e em benefício dos outros, da sociedade e do mundo. É preciso assumirmos essa ambição, esse papel social por meio de nossas empreitadas e realizações. 

Quanto mais nossos medos, falsas seguranças e estruturas já desgastadas ruirem em prol de uma atitude mais responsável e construtivamente poderosa, melhor preparados estaremos para resgatar um poder pessoal que poderá trazer mudanças práticas não somente em nossa vida individual, mas também a nível social. 

Beijãozão nocês…

Yub

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo