• Yubertson Miranda

As Funções Psicológicas na aula dessa 4a.feira!!

Na quarta-feira, dia 29/09, tivemos mais uma aula do Curso sobre Interpretação de Sonhos. O Italo adentrou mais profundamente nas funções psicológicas:

Pensamento – Sentimento

Intuição – Sensação

São como bússolas que nos norteiam na vida. Lidamos com a vida segundo esses “filtros.” Existe uma função superior. Esta é inata. É a que é mais facilmente expressada. Podemos conseguir belos feitos por meio da função superior. Mas como é algo natural, nem achamos que foi grande coisa assim.

Por exemplo: se alguém tem a função superior Intuição, pode intuir questões que não são facilmente entendidas no presente. Só no futuro teremos condições de entender melhor. Foi algo surpreendente para muitas pessoas o que foi intuído pelo tipo Intuição. Porém, para ele próprio, saiu de forma tão natural o acesso a tal descoberta que nem percebe como tão extraordinário assim.

Temos também uma função auxiliar. Esta é a segunda mais fácil e natural de ser exercida em nossa vida. Tem a terciária e tem a função inferior. Esta já é algo difícil pra nós. Demanda esforço. Incomoda lidar com a vida a partir desse estilo. E pode nos proporcionar imensa satisfação quando conseguimos expressá-la de uma forma consciente e construtiva.

O Italo associou tal função a um cavalo selvagem. Nao tem jeito de domar, nunca. Não tem jeito de controlar. Mas é justamente esse incômodo que nos faz crescer, que nos impele a buscar algo novo, desafiante. Não tem jeito da vida ficar estratificada, porque sempre temos esse incômodo representado pela função inferior nos incitando a crescer.

O Italo disse que quanto mais a gente exagera na vivência da função superior, mais a inferior poderá irromper do inconsciente de forma primitiva, instintiva. Se alguém exagera na função Pensamento ao analisar bastante a vida e ficar excessivamente querendo entender as coisas, a função sentimento virá quente. Como? Com uma emoção desproporcional. Ao ler um trecho de livro, a pessoa pode se emocionar de forma exagerada, chorando rios de lágrima. Outra que privilegia a intuição pode, por exemplo, engordar bastante ou ter muitos problemas de doença, com o corpo, com as questões práticas e materiais da vida (função Sensação desequilibrada).

O mais interessante foi que o Italo falou que a função inferior não é necessariamente a oposta à função superior – o que muitos junguianos e o próprio Jung considerava. O cavalo selvagem poderá ser qualquer uma que não está sendo experimentada, em função do privilégio exagerado na expressão da sua oposta. 

Antes de entrar nesse conteúdo das funções psicológicas, identificamos as figuras autônomas nos sonhos de dois colegas. Foi bem bacana!

Beijãozão nocês…

Yub

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

HORÓSCOPO do DIA 22-10-21: Touro Libra e a Beleza.

HORÓSCOPO do DIA 22-10-21: Touro Libra e a Beleza. . E a Lua Cheia continua em TOURO dentro da lunação de Libra. O tema estética, beleza, vaidade, ganha evidência. Afinal, ambos os signos são regidos

HORÓSCOPO do DIA 19-10-21

HORÓSCOPO do DIA 19-10-21 . A Lua segue crescendo e quase ficando cheia (fica amanhã) em Áries dentro da lunação de Libra (que vem acontecendo desde 06-10). Há uma certa urgência e impulso para tomar