• Yubertson Miranda

Besouro, Orixás, Oferendas e Sincronicidades!!


Saudações REFLEXIVAS a todos!!

Vi o filme BESOURO. Gostei! Eu recomendo. Não é um filme SENSACIONAL… mas vale a pena assistir.

Depois das opiniões da galera aqui, tais como do Sepe, do aluno, por exemplo, eu me senti mais motivado ainda a ver o filme. Por quê? Porque pelo que vcs falaram, o filme aborda questões que eu venho refletindo desde o ano passado: exu, oferendas, influência espiritual, etc.

Atendi uma mulher de 40 anos no ano retrasado. Ela veio até mim porque seu marido teve um surto. Já vinha apresentando um quadro repleto de perseguições. Ele se considerava perseguido e tava pirando. Até que teve um surto, passou a ir a um psiquiatra e precisou ser medicamentado.

Essa mulher é muito religiosa. Como ela foi me contando o desenrolar do caso de seu marido e de sua vida conjugal, eu fui conhecendo a personalidade dela mais profundamente. E percebi o quanto ela se sente constantemente perseguida por trabalhos de macumba, olho gordo e inveja.

Tudo o que ocorre de ruim com ela, as filhas, o marido e os pais, ela atribui a uma causa espiritual. Como conhece uma benzedeira, esta vive pedindo para essa mulher fazer uns trabalhos contra estes outros que ela acredita receber.

A última “obra” dos obsessores foi contra sua mãe. Problemas de saúde da mãe são atribuídos a um trabalho não feito por essa mulher à meia-noite numa encruzilhada. Os espíritos, segundo essa benzedeira, estão cobrando essa oferenda.

Conversei com ela na quinta-feira passada. Tentei mostrar para ela um outro lado e desmistificar certas coisas. Foi em vão. Ela é muito fanática nessas crenças. Além de se considerar uma pessoa que não sente inveja, não lança olho gordo e nem deseja mal a ninguém.

Eu desconfio de pessoas assim, porque elas não estão se considerando humanas. E isso é um perigo. É o momento em que a Sombra acaba se apossando de alguém. Afinal, se não reconhecemos, aceitamos e compreendemos que é natural sentir inveja, ciúmes, ter desejo de bater, etc., é como se nos considerássemos acima do humano, superiores. E o demônio da hybris surge. Na maioria das vezes, através da projeção nossa desse nosso lado em alguém ou algo fora. Essa minha cliente enxerga apenas que todas as pessoas fora do seu círculo familiar sente e expressa esse lado feio. Ou seja, ela projeta em tudo e em todos, enxergando em cada esquina uma conspiração persecutória.

Então, decidi ver o filme Besouro para entender melhor essa questão de corpo fechado, oferendas e a influência de exú. E ficou bem claro na relação de Besouro com o Exú, desde quando este aparece para aquele. Não vou estragar o filme, mas quando Besouro, por determinados motivos e circunstâncias, se deixa levar pelo orgulho e pela vaidade, Exú aparece cobrando reverência.

A Sombra quer ser respeitada, reconhecida. Precisamos saber a força desse lado sombrio, obscuro e animal existente em cada um de nós. Senão fazemos isso, ele toma conta de nós. E se torna, assim, por nossa decisão – muitas vezes inconsciente – uma força destrutiva.

Logo quando eu e a Cris saímos do cinema, fomos à livraria, no mesmo Shopping, o Diamond. Tinha combinado de comprar um livro de psicologia para a Cris. Ao chegarmos na prateleira onde tínhamos visto tal livro antes, eu me deparei com o segundo volume das Cartas de Jung. Estava me deliciando com a sua leitura enquanto a Cris procurava o livro que queria.

Nesse processo, antes de achar o respectivo, a Cris achou outros dois livros. Ela me chamou e me mostrou.

O primeiro: Homens maus fazem o que homens bons sonham: um psiquiatra forense ilumina o lado obscuro do comportamento humano.

O outro: Ori Axé: a dimensão arquetípica dos orixás

EITA!!!! PQP!!! Os livros que precisava e tanto queria para me aprofundar nos assuntos que aqui reflito de forma breve se apresentaram para mim. A Cris me mostrou. Decidimos compra-los, juntos com o que já planejáramos comprar.

Impressionante…

Agora, se a chuva assombrosa parar e a luz voltar aqui em casa: escrevo no notebook com a bateria já acabando, iremos assistir o filme belamente indicado pelo Láz e pela Cammy: ANTICRISTO.

Beijos de uma LUA NOVA EM ESCORPIÃO ocorrida hoje (2a.feira) por volta das dezessete horas…

Yub

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo