• Yubertson Miranda

Cartas Invertidas e Rituais para embaralhar o Tarot

Compartilho agora algumas questões sobre as Cartas Invertidas e sobre como embaralhar o Tarot, a partir do que eu e uma Querida aluna proseamos!!

ALUNA C:

Olá, Yub, tudo bem! Aqui vai mais uma duvidazinha: nos manuais que acompanham os baralhos que eu comprei, alguns falam da interpretação da carta quando está “invertida”, que imagino que seja literalmente quando a carta sai de ponta-cabeça, né?

YUB: isso! Carta invertida é quando ela sai de cabeça para baixo.

ALUNA C:

Inclusive, num desses manuais, se ensina a embaralhar as cartas virando algumas partes, pra dar essa chance de saírem algumas assim. Só que eu nunca vi você falando de nada sobre isso, e nem em outros lugares que eu consulto às vezes, então gostaria de saber o que você pensa a respeito, se é uma questão opcional e se você leva isso em consideração.

YUB: eu não levo em conta Carta Invertida. Se sai invertida, interpreto a Carta em si e não se saiu pra cima ou pra baixo. Mas há tarólogos que consideram os atributos negados do Arcano quando ele sai invertido. Por exemplo: o Mago é rápido e progressista. Quando sai invertido, isso está dizendo que essa rapidez e progresso estão impedidos.

Não gosto de impor nada. Gosto de incentivar cada aluna para experimentar e ver o que serve para você. A sua prática de Tarot será só SUA, C. Porque nossa maneira de interpretar o Tarot passa muito por aquilo que cada um CONVENCIONA PARA SI.

Se convencionar para sua prática que CARTA INVERTIDA indica que os atributos do Arcano estão negados, manda vê. Se convencionar, como eu, que não indica nada quando sai invertido, assim será. Convencione, experimente na prática e veja se faz sentido ou não o que convencionou para si. Se perceber essa negação dos atributos do Arcano que saiu invertido para vc, então use assim. Se não,  não. 😉

ALUNA C:

Aliás, tem um jeito certo de embaralhar as cartas? Na hora de “cortar” também, tem um jeito certo?

YUB: isso também é de cada Tarólogo(a). Cada um gosta de um jeito específico de embaralhar e até de cortar. Eu embaralho do mesmo modo que embaralho o baralho comum. E NÃO CORTO. 😀 

Enfim, eu sou um pouco rebelde e nada místico com o TArot… rsrs Pra mim, o Tarot já é sagrado por si só. Não precisa de incenso, música new age, turbante, cristais para funcionar. E não preciso desses detalhes para ritualizar a prática do Tarot. Sou o mais simples e objetivo que possa imaginar, C.

Mas se vc convencionar que precisa cortar três vezes cada maço de cartas (o dos maiores e o dos arcanos menores), manda vê. Faça do jeito que vc se sinta bem. Esse é o jeito “correto.” 😉

ALUNA C:

Ah, e se você trabalha sempre com o par de arcanos, você embaralha os arcanos maiores separado dos menores, é isso?

YUB: ISSO!! Exatamente! 😉

Beijãozão nocês…

Yub

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo