• Yubertson Miranda

Chuva, Frio, Filmes e Urano na Casa 4!






No último final de semana, em função do frio e da chuva, eu e a Cris aproveitamos para assistirmos vários filmes pendentes em DVD. Sábado e Domingo, portanto, foram de MUITO drama.

Vimos:

– A Vida Secreta das Palavras

– Mergulho no Escuro

– Conte Comigo

– A Lula e a Baleia

– A Excêntrica Família de Antônia

Achei uma coincidência bem bacana o fato do filme A VIDA SECRETA DAS PALAVRAS retratar algo que tinha estudado durante toda a semana ao ler o livro A JÓIA NA FERIDA: O corpo expressa as necessidades da psique e oferece um caminho para a transformação, de Rose-Emily Rothenberg (da Coleção Amor e Psique, só de livros de Psicologia Analítica/Junguiana).

Mas comentarei sobre esse algo em outro post, quando abordarei a questão da saúde, da doença, dos sintomas físicos e do processo de individuação.

MERGULHO NO ESCURO, CONTE COMIGO e A LULA E A BALEIA enfatizaram, no meu entender, um tema comum: RELACIONAMENTO AFETIVO. O quanto é necessária a maturidade para que haja uma relação afetiva “saudável.”

Não há como alguém que não está lidando com seus demônios internos se relacionar com outra que foge exaustivamente de seus medos, de seus traumas, de seus próprios demônios. Esse “pré-requisito” foi, inclusive, tratado de forma aberta no MERGULHO NO ESCURO, quando a protagonista disse não ser capaz de lidar com os demônios de um de seus amantes enquanto ela própria não consegue compreender e superar os seus. Mas sua consciência – e suas ATITUDES no decorrer da trama – demonstram que ela está nesse caminho.

E o filme que mais me tocou, mais me inspirou e que mais gostei foi A EXCÊNTRICA FAMÍLIA DE ANTÔNIA. Um filme SENSACIONAL!!! E para quem gosta de Astrologia, Antônia retrata bem uma pessoa com URANO na CASA 4.

A Casa 4 costuma ser associada ao lar, à família e ao local onde nascemos e moramos. Urano é o símbolo do diferente, do excêntrico. Ele representa um impulso revolucionário, chocante e original. Busca romper com o tradicional. 

Antonia volta à sua cidade natal (Casa 4) e a revoluciona (Urano). Ela cria uma família (Casa 4) bastante diferente, original e excêntrica (Urano). Há, inclusive, um traço de genialidade (Urano) em seus familiares (Casa 4). Sem contar no espírito independente (Urano) das mulheres desta família (Casa 4), a começar por ela própria.

Enfim, posso dizer que A EXCÊNTRICA FAMÍLIA DE ANTÔNIA é um dos melhores filmes que já assisti.

Beijãozão nocês…

Yub 

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo