• Yubertson Miranda

Combinações Tarológicas: Mundo / 10 de Espadas


O 10 de Espadas é uma carta interessante. Ela, no tarot de rider waite, costuma assustar. Um cara com essas 10 espadas cravadas sobre si choca. Sentimos dor só de olhar.

E dor é justamente o tema central dela. Porque esse Arcano simboliza o fim de um ciclo sofrido, doloro. A dor do fim. Ou o fim da dor. Eis essencialmente o que o 10 de Espadas representa.


O Mundo compartilha uma característica: ele marca o fim. O Arcano 21 é o último da sequência dos Arcanos Maiores. E o 10 de Espadas, como todo 10, é o último da sequência de Arcanos Menores de 1 a 10. No caso, envolvendo o naipe de Espadas.

Assim, quando Mundo e 10 de Espadas se encontram, formando um par de Arcanos, uma coisa é certa:

Algo está acabando. Algo está sendo finalizado. Algo está terminando. É o fim. E um fim bem marcante, pois está acentuado por duas cartas conclusivas.

O fim dO Mundo (espero que essa frase não dê margens a outras interpretações fatalistas no estilo 2012 rsrs) é mais tranquilo, sereno, natural, espontâneo. O fim do 10 de Espadas é libertador, pois algo que estava sendo tão sofrido e doloroso chega à sua etapa final.

Assim, o que esse par de Arcanos representa é bem enfático: o fim natural de um ciclo bem sofrido, doloroso e angustiante. E o anúncio de um novo ciclo, bem diferente do anterior.

Beijãozão nocês… Yub

2 visualizações0 comentário