Como falar para seu filho ouvir e como ouvir para seu filho falar… Putz…

Eu confesso que só li dois livros sobre educação de filhos antes de Sophia nascer. O que me inspirou a ser o pai que sou: DIBS EM BUSCA DE SI MESMO (este foi mais para eu adotar a postura da Virginia Axline). E o EDUQUE COM CARINHO. 
Eu confesso que acreditava que nosso instinto e amor bastam para saber lidar com as inesperadas e até então desconhecidas situações de um universo completamente novo (o de nossa filha e da nova família que se constrói). 
Eu confesso que tinha preconceito com relação a ler muitos livros. Acreditava que isso anularia meus sentimentos. Eu ficaria muito mecânico e repleto de teorias na cabeça. E que esse tanto de informações só colocaria barreiras entre mim e minha filhota. 
Porém, à medida que Sophia crescia, fui percebendo que na hora de meu instinto paterno e amor nortearem meu comportamento, quem agia eram meus complexos psicológicos e a forma de educar que herdei (de meus pais e da sociedade na qual vivo). 
Eu confesso que aí eu vi que não queria reproduzir certas crenças, certos valores, certas atitudes. Tudo muito mecânico, habitual e sem consciência das consequências inextricavelmente associadas a tais posturas e comportamentos. 
Então, a Cris começou a ler o livro COMO FALAR PARA SEU FILHO OUVIR E COMO OUVIR PARA SEU FILHO FALAR. 
Só o título já me atraiu, me chamou a atenção.
Além disso, Cris é taurina (e com Ascendente em Virgem). Ela gosta de estudos e teorias que sejam PRÁTICAS, EFETIVAS, ÚTEIS. Ou seja, que são aplicadas e gerem um resultado prático!
Ela comentava comigo certas passagens. E eu ficava refletindo o quanto uma reação nossa tem repercussões múltiplas na mente, na psique, no corpo e na alma de nossos filhos. É fundamental termos uma certa consciência desses efeitos. 
Foi aí que vi claramente o quanto eu necessitava do conteúdo desse livro. Eu mesmo já me via não gostando de certos comportamentos habituais meus em relação a Sophia em determinadas circunstâncias. Não queria reproduzi-los. Ao mesmo tempo, não sabia COMO FAZER DIFERENTE (e de um jeito que seria mais bacana para minha filha). 
Bacana em que sentido, Yub?
No sentido de ser mais estimulante para ela desenvolver sua autoestima e sua autoconfiança, principalmente. 
Pronto! Comecei a ler o livro ontem. Li o primeiro capítulo: AJUDANDO OS FILHOS A LIDAR COM SEUS SENTIMENTOS.
Caraca!! Que FENOMENAL!!!! 
Muitos, muitos, muitos exemplos práticos de diversas situações REAIS, COTIDIANAS… Gosto dessa praticidade, dessa realidade. Sou capricorniano… rsrs
Beijãozão nocês…
Yub     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *