• Yubertson Miranda

Como Persistir E Quando Desistir De Nossos Sonhos? O Tarot mostra!


Imperador

Joguei o Tarot para mim mesmo no início do ano para uma questão associada a um profundo desejo que eu vinha nutrindo há alguns anos. Querendo saber se neste 2014 eu conseguiria realiza-lo.

Porque eu já estava cansado de busca-lo. Já considerava como uma baita ilusão. Encontrava-me desanimado e disposto a desistir de continuar tentando.

Saiu o par IMPERADOR / 8 DE COPAS na Casa 1 do Péladan.

Recentemente, uma aluna nova do curso de tarot via internet (que já é minha cliente há mais tempo), muito perceptiva e com belas sacadas tarológicas, fez um jogo em que tirou esse mesmo par, o qual retratava seu relacionamento amoroso.

Ela vem desejando retornar a relação com um ex-namorado. Não consegue se abrir para outras pessoas, mesmo diante de tantos impedimentos com este que sonha viver (e também cansada de tanto bater nessa mesma tecla).

Pude, então, compartilhar com ela o que agora aprofundo nesta reflexão a respeito da arte de conquistar o que se quer (Imperador) ao se desistir do que tanto sonha e idealiza (8 de Copas).

Parece contraditório, né? Como isso acontece? Qual prevalece? O Arcano Maior ganha do Menor? Ou ambos atuam em conjunto?

Cada dia mais percebo que há essa conexão entre os significados dos Arcanos (Maior e Menor), mesmo quando um é completamente discordante do outro. Ambos são vividos.

No caso dO Imperador, ele pede para a gente persistir em determinada meta ambicionada.

Repare que eu disse PERSISTIR – e NÃO INSISTIR.

Insistir é quando a gente fica teimando ao bater em uma tecla sempre do mesmo jeito, repetidamente… Ficamos que nem uma mula tentando obter um resultado diferente ao se agir da mesma forma. Não tem jeito. O resultado será sempre o mesmo: a frustração.

Persistir é quando a gente tem a perseverança de ir atrás de uma meta. Todavia, a gente vai usando estratégias cada vez mais produtivas. Vai testando na prática qual vale a pena, qual é a melhor. E essa experimentação prática é baseadas na realidade dos fatos, na constatação do que é real, plausível, possível.

O Imperador tem um lado prático, organizado e realista que ajuda na elaboração de estratégias produtivas no rumo do que se almeja conquistar.

E um detalhe do Imperador é que ele tende a ocorrer (se manifestar pra valer) aos 45 minutos do segundo tempo. Ou seja, ao fim do prazo (realista) estipulado (e realista).

Esse é o conselho que dei para uma outra cliente, a qual me procurou para saber se conseguiria vender seu apartamento até o fim do ano. Lá estava o Imperador na Casa 1. Como tinha Arcanos de exagero acompanhando, eu lhe disse para não teimar (Imperador ativo na 1) em um preço que é exagerado, isto é, irrealista. Seria fundamental para a venda até o fim do ano (Imperador realizando a questão perguntada no tempo estipulado) se ela fosse mais realista (Imperador) para não cobrar um valor que não tem cabimento, não é real para as demandas do mercado e da necessidade de vender com uma certa urgência…


8 Copas

Já o 8 de Copas fala:

– Desista! Abandone suas ilusões. Renuncie ao seu apego. Você está iludido. O que está sonhando não é tão mágico quanto idealiza. Não lhe trará o êxtase extasiante como você está aí esperando…

Isso me deu um nó. Um Arcano que realiza (Imperador) e outro que pede a desistência (8 de Copas).

Foi então que caiu minha ficha. É possível a realização do que sonha, mas se você adotar outras estratégias e nesse processo (Imperador) você desistir de querer tal como sonha, exagerar nas expectativas, ser do jeito que almeja (8 de Copas).

Ou seja, pára de teimar nessa ideia (Imperador) e vai encarando com mais realismo (Imperador) essa meta ambicionada (Imperador) ao seguir esse processo de realização (Imperador) de forma desprendida (8 de Copas), considerando a possibilidade de desistir (8 de Copas) da mesma.

Enfim, desapegue-se (8 de copas) para conseguir realizar sua meta (Imperador). E tenha paciência perseverante (Imperador) através da experimentação de estratégias efetivas e produtivas (Imperador), sem ficar teimando obstinadamente (Imperador)…

O bacana do 8 de Copas, tal como Nei Naiif fala em sua trilogia de tarot, é que esse Arcano, diferente do 8 de Espadas, aprende com erros. Aceita a realidade da perda e vai retrabalhar seu senso de realidade – ainda mais com o Imperador junto, que pede um olhar prático e realista.

O 8 de Copas sofre tanto diante da decepção e da frustração que ele busca não cometer o mesmo erro novamente. As derrotas são duras… e se dá a devida importância a essas desilusões… A gente cai na real. E pode se reconstruir emocionalmente, abandonando aquelas ilusões que nutrimos durante tanto tempo…

Beijãozão nocês…

Yub

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

HORÓSCOPO do DIA 15-10-21 / Aquário + Lua Fora de Curso

HORÓSCOPO do DIA 15-10-21 / Aquário + Lua Fora de Curso . A Lua segue em Aquário até 23:21h, dentro da lunação de Libra. Continua o potencial de socialização, troca de ideias, estar junto com colegas

HORÓSCOPO do DIA 13-10-21

HORÓSCOPO do DIA 13-10-21 . A Lua segue em Capricórnio até 17:45h, dentro da lunação de Libra. Relacionar (libra) dá trabalho (Capricórnio). Demanda-se persistência, responsabilidade com o outro, matu

HORÓSCOPO do DIA 08-10-21

HORÓSCOPO do DIA 08-10-21 . A Lua segue nova em Escorpião dentro da Lunação de Libra. Continua a tendência à desconfiança, especialmente diante da oportunidade ou possibilidade de estabelecer parceria