• Yubertson Miranda

Complexos psíquicos e os sonhos: as partes comandam o todo?


O inconsciente pessoal é formado pelos complexos. São facetas de nossa personalidade que, muitas vezes, nem temos muita consciência

Daí o risco de sermos governados por esses padrões de comportamento. Ou seja, essas partes comandarem o todo.

O que fazer?

Um dos melhores meios de se ter consciência de quais complexos estão atuando na nossa atual fase de vida é prestar atenção aos sonhos.

Eles revelerão aquelas partes de nossa natureza que estão bem relevantes atualmente. E que, portanto, pedem uma maior conscientização.

Eis um trabalho essencial para não sermos levados a agir de forma prejudicial a nós e aos outros. Porque se deixamos que esses hábitos comportamentais continuem influenciando nossas ações, podemos tomar um rumo que, além de mantê-los, continuará nos trazendo insatisfação, dor, angústia, tristeza e sofrimento.

Não que seja ruim ou anormal sentirmos tudo isso. Faz parte da vida. O risco é de apenas sofrer mais do que o necessário e nos prejudicar além da conta se não desenvolvermos a consciência dos efeitos desses padrões comportamentais inconscientes (complexos, na Psicologia Analítica).

É muito bacana prestar atenção aos sonhos, anotá-los e levar para a terapia. É impressionante o quanto eles revelam o nível de força, comando e direcionamento desses complexos. O quanto eles estão nos influenciando a reagir diante da vida, de uma forma muitas vezes inconsciente. Sem nem perceber, lá estamos nós novamente reproduzindo certos hábitos e comportamentos que conscientemente

Com a consciência do que esse complexo (padrão comportamental) representa e em que nível estão nos levando a sofrimentos, damos apenas o primeiro passo. Temos de ter muita paciência com a gente nesse processo em que a consciência e a compreensão das implicações associadas a tal complexo tornam-se cada vez mais pontes que nos levarão à mudança. Não é fácil mudar um hábito tão arraigado e, muitas vezes, bem inconsciente… Mas a beleza está justamente nesse trabalho alquímico paciente (bem como A Temperança do Tarot simboliza) de autossuperação.

Tudo em busca de um nível cada vez maior de unidade psíquica para que essas partes dissociadas de nossa consciência não comandem o todo dessa forma.

Beijãozão nocês… Yub

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo