• Yubertson Miranda

Pendurado e 10 de Copas: o que te impede de ser feliz?


Tirei o Pendurado e o 10 de Copas como cartas centrais da minha mandala nesse trimestre. Estranhei a combinação de arcanos tão diferentes. O primeiro fala de restrições, limites, impedimentos. O segundo promete a realização de um ideal de felicidade, que foi aperfeiçoado na trajetória do naipe de Copas. Aí fiquei matutando sobre os possíveis significados do par.

Foi quando veio o seguinte insight: como o 10 de Copas e o próprio naipe tocam muito na questão do que que nos faz feliz e nos deixa com aquela sensação de plenitude e realização íntima, sair junto com o Pendurado pode ser um convite para refletir sobre o que nos impede de alcançar esses ideais. Surgindo o pensamento, tudo fez sentido. 


E certas questões vieram junto: será que não estamos projetando um ideal além das nossas capacidades? Será que não existem distorções nos nossos sonhos mais íntimos? Às vezes, idealizamos algo tão distante e tão utópico que esbarramos na frustração de não conseguirmos realizá-los. Pior: não enxergamos que no fundo somos os responsáveis, estamos criando esse tipo de situação.

Quando aceitamos nossas limitações (Pendurado) e buscamos ver os “fracassos” sob outra perspectiva, tudo muda de tom e passamos, aos poucos, a perceber de que forma é possível ser feliz (10 de Copas). Contudo, para isso, precisamos inverter essa visão e inventar novas formas de avaliar as situações que vivemos. Fica a dica de alguém que vem aprendendo muito com o Tarot.

P.S.: Nada melhor que o Pendurado do Tarot do Osho para ilustrar o texto. O 10 de Copas é do baralho Inner Child, baseado em contos de fadas.

beijo grande — Yuri Assis Equipe Yub de Tarot y.n.assis@gmail.com Twitter: @assisy www.facebook.com/assisy

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo