Trabalhando nossas feridas no trabalho. Eis Saturno

Fico impressionado com o quanto o Signo e a Casa Astrológica (bem como os aspectos) envolvendo o Saturno presente em nosso Mapa Natal estão diretamente sendo vividos em nosso trabalho.
Saturno é visto explicitamente na nossa escolha profissional. 
Por exemplo: Machado de Assis, Jorge Amado e Nelson Rodrigues têm Saturno em Gêmeos. Gêmeos é o comunicador. Simboliza aquele que tem habilidade para usar as palavras de forma atraente. E todos eles são escritores. Ou seja, trabalharam (Saturno) notoriamente com a comunicação (Gêmeos).
A questão é que eu fiquei me perguntando o porquê de Saturno ser vivenciado em nosso trabalho.

Por quê?

Um dos atributos de Saturno diz respeito à ferida de nossos pais e/ou avós. Ele tende a indicar uma frustração paterna ou materna. Pode mostrar uma ambição que nossos pais ou avós tinham. E não conseguiram realizar. 
Essa herança vem parar em nosso colo. Bem, falando de Saturno, podemos dizer que vem pesar sobre nossas costas. rsrs É o peso que temos de carregar. É nossa cruz. Vê o símbolo de Saturno neste post? Identifica a cruz ali presente? 
Pois é… Mas será que precisa ser um peso? Será que precisa ser um fardo, uma cruz nesse sentido?
Depende… De quem? De cada portador de Saturno… Ou seja, de cada um de nós.
Reparo o quanto Saturno pode indicar uma ambição nossa que, inicialmente, é uma compensação para uma ferida paterna. Como se tivéssemos de resgatar um sofrimento vivido por nossos pais ou avós. Redimir a dor dessa figura parental. 
O problema é que se a gente entra nessa, a gente vai viver Saturno de um modo muito opressor, repressor. Isto é, com um elevado teor de DEVER, de OBRIGAÇÃO. E aí que tudo pode travar mesmo. 
Alguém com Saturno em Libra pode se forçar a ter um relacionamento justo, harmonioso e bacana com a pessoa parceira, tal como seus pais tiveram. Sim, Saturno pode representar algo que os pais ou avós realizaram de forma belíssima!! E daí fica aquela sensação de frustração por ser difícil vivenciar no nível de qualidade que nossos pais e avós viveram no passado. É como um filho que segue a mesma carreira do pai ou da mãe e tem sobre si a sombra do sucesso do pai ou da mãe sendo um obstáculo à sua trajetória profissional.
Então, o DEVER e a OBRIGAÇÃO estarão presentes do mesmo jeito: quer os pais tenham realizado essa ambição saturnina ou não. Sempre poderá ser visto como um peso sobre nossas costas. 
Se enxergarmos que precisamos vivenciar Saturno para termos uma baita sensação de AUTORREALIZAÇÃO e não para redimir uma culpa paterna ou uma obrigação a vivenciar tão competentemente quanto pais e avós fizeram, isso ajuda pra caramba. É libertador. 
A pessoa que tem Saturno em Sagitário, por exemplo, não será professor porque os pais ou avós foram. Não buscará a carreira acadêmica ou jurídica apenas para agradar ao pai ou ao avô – que pode ter sido um grande juiz ou advogado. Irá porque perceberá o quanto ambiciona conhecer as leis que regem a conduta humana. E o quanto tem o dom de ensinar, de transmitir seu saber, de aplicar a lei. 
De todo modo, para curar a ferida herdada dos pais ou avós pela frustração saturnina ou para atingir no mínimo o mesmo nível de eficiência e produtividade saturnina que eles, essa experiência estará atrelada ao campo profissional. Ali treinaremos, praticaremos e aperfeiçoaremos a expressão de nosso Saturno Natal – diariamente.
Esse processo é uma constante alquimia até nos tornarmos mestres na expressão de nossos dons saturninos. E é muito mais prazeroso quando vivido com a ambição de alcançarmos uma bela sensação de AUTORREALIZAÇÃO – por termos enfrentado nossos medos e limitações. E por termos gradualmente atingido uma competência ímpar…
Beijãozão nocês…
Yub

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *